terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobre sentimentos sinceros e generalidade.


Hoje eu estava pensando em como as coisas estão com essa nova era de mensagens ilimitadas (não é propaganda de nenhuma empresa de telecomunicação então não citarei nomes), redes sociais e generalização dos sentimentos. Não vou começar com radicalismos e frases que todo mundo já cansou como "eu te amo não é bom dia" mas é mais ou menos por aí o negócio, sabe ?

Não sei você, mas às vezes eu sinto dificuldade em acreditar na sinceridade dos sentimentos das pessoas. Não estou chamando ninguém de falso, longe disso! Mas sabe quando é algo tão generalizado que você não sente que é realmente uma coisa especial ? Ou quando até parece de verdade mas acaba de repente e logo tem outra pessoa (completamente nova ou desconhecida) recebendo o mesmo tratamento que antes era apenas dispensado a você ?

É, é bem ruim. Dá uma angústia no coração e deixa as pessoas cada vez mais desconfiadas, confusas e cercadas de amizades superficiais ou até profundas, mas com prazo de validade.
Repetindo: não quero ser radical. Não digo que temos que ser melhores amigos de todas as pessoas que aparecem na nossa vida e criar rancor se de repente elas mudam ou começam a preferir outros amigos, com certeza não! Na verdade, quero dizer o contrário, sabe ? Amigos são legais! De todos os tipos, idades e com qualquer sentimento envolvido.

Mas é só que as coisas deixam de ser especiais ou únicas quando começa a ser igual pra todo mundo. Por isso que, dos amigos, só alguns são melhores e normalmente só namoramos uma pessoa por vez. Porque elas se tornaram especiais por algum motivo, elas se destacaram entre os outros e ficou mutuamente decidido que é "eterno enquanto dura" ou algo tão bonito assim.

Eu sou fervorosamente a favor dessa filosofia de não fazer ao outro o que não quer que façam a você e além disso, fazer o que quer que façam! Reciprocidade é algo sensacional! E por isso eu nunca digo a alguém que gosto da pessoa se não for verdade, evito ao máximo dar falsas esperanças e peso o valor das palavras quando envolvem sentimento.

Pra fechar? O estudo do clichê: Amor não é bom dia, boa noite e nem pronome de tratamento (exceção para namorados), conforme-se e pare de confundir as pessoas.

4 comentários:

  1. Amorziinho, que fera adorei o texto e concordo plenamete contigo!

    ResponderExcluir
  2. e vc sabe q vc tá certa né! Hoje em dia vc faz um favor pra um desconhecida e já escuta um Te amo! Ahn? Como assim?
    Mas sabe, eu sei quem eu amo e aqueles que me amam, então deixo o resto acreditar nessa farsa porque, já desisti de tentar mudar o erro dos outros.. hihihi
    bjusss

    ResponderExcluir
  3. Bruli, você se expressa muito bem. Gostei do seu texto, é bastante verossímil. Me lembrou uma frase de um santo, "nondum amabam et amare amabam"; Agostinho em seu Confissões.
    Realmente, as pessoas confundem as virtudes "gentileza" e "amor", e ainda, o amor ágape, o amor eros e o philia.
    Se você buscar a etimologia das seguintes palavras: depravação, deturpação, perversão e hipocrisia, vai perceber o que a "cronologia" esta fazendo com a moral e os bons costumes ao longo do tempo.
    Eu sou radical, sou a favor do radicalismo, desde que, seja sinônimo de fidelidade a moral e aos bons costumes. Mas infelizmente nossos filósofos, pessoas que deveriam contribuir para a evolução deontológica democrática, estão mais preocupados em fumar maconha do que defender os interesses legítimos da coletividade. Estes não são radicais, são insensatos rebeldes e do meu ponto de vista radical: marginais !
    Não podemos contar com nossos políticos, não podemos contar com nossos pensadores ... Não podemos contar com nossos legisladores ... Porque cada sociedade tem o governo que merece ... Portanto, somos o espelho daqueles que elegemos ... E não podemos dizer "alguns", porque o povo é o todo e se temos um governo corrupto, radicalismo ou não, somos corruptos com o que nos convém.
    Para fechar? Decreto 1.171 de 22 de Junho de 1994 (observe os três últimos dígitos do decreto) Capitulo I, Seção I em seu inciso também I: I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou FORA DELE, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  4. Mas Bruli, com toda essa retórica, o que quero dizer é que se não podemos contar com os princípios básicos que regem um individuo, a ética, como teremos uma sociedade que prima pelo correto exercício das virtudes se nem ao menos se sabe o que é uma virtude. Estamos perdidos no relativismo e na hipocrisia, em ideologias "convenientes" em detrimento da ética e da dignidade. O brasileiro, categoria na qual me incluo, é um ser tipicamente paradoxal. Agora para fechar, de verdade: Não se trata de dar lições de moral, mas sim de ensinar a cada um a ser seu próprio juiz.

    Abraços do Mário Mais Velho o/

    ResponderExcluir

e aí, o que você me diz ? :)